Uvas: Montepulciano
Teor Alcoólico: 15.5 %
Cor: Púrpura
Aroma: Destaca aromas de frutas negras em calda, chocolate amargo, notas de alcaçuz, tabaco e balsâmico.
Paladar: Apresenta-se ao palato um vinho potente, rico e estruturado. Com ótimo volume de boca, surge um leque significativo de sabores de frutas secas e especiarias. Taninos presentes e aveludados, somados a boa acidez conferem-lhe um longo e agradável final.
Informações Gerais: Seleção de cachos de uma parcela especial da uva Montepulciano, muito bem adaptada aos 1280 m de altitude. Os cachos selecionados, super maduros, sanidade perfeita e com excelente relação casca/polpa. Fermentou em barricas (carvalho francês e americano), inclusive a fermentação malolática, permaneceu por 24 meses, conferindo uma complexidade ímpar, resultando em um vinho absolutamente único.
Harmonização: carnes de caça e pratos com molhos fortes e estruturados.
Temperatura para Consumo: 16 a 18º C
Uvas: Sangiovese
Teor Alcoólico: 13.8%
Cor: Vermelho rubi.
Aroma: Revela um leque de aromas, onde se destacam as frutas vermelhas, com notas de cerejas, ameixas mescladas com tostado e especiarias. Muito equilibrado entre a fruta e sua passagem de oito meses em barricas carvalho.
Paladar: Corpo médio, de boa estrutura, elegante e harmônico, taninos vivos, porém maduros e um longo e inesquecível final de boca.
Informações Gerais: A uva Sangiovese, originária da Toscana, teve ótima adaptação em São Joaquim a 1280m de Altitude.
Harmonização: Harmoniza com assados de carnes magras, risotos, molhos de média intensidade, lasanhas e queijos.
Temperatura de serviço: 17 a 19º C
Uvas: Refosco dal Peduncolo Rosso.
Teor alcoólico: 15.1%
Cor: Rubi profundo e bordas violáceas.
Aroma: Intenso aroma de frutas negras em conserva, doce de mirtilo, baunilha e coco tostado.
Paladar: Apresenta estrutura intensa, quente, envolvente e plena. Taninos robustos mas maduros, conferem um corpo volumoso, que aliado a uma fina acidez prolonga um elegante e inconfundível final de boca.
Informações gerais: Variedade exigente e peculiar, pouco plantada inclusive em sua origem, no Friuli e Veneto Italianos, expressa na altitude dos vinhedos da Leone di Venezia (1280m) toda a sua potencialidade. Com baixa produtividade, menos de um kg de uva por planta, reflete na qualidade desse vinho todo o seu potencial. As uvas colhidas com ótima maturidade tiveram a fermentação com longo período de maceração com as cascas. Após a fermentação malolática repousaram por 25 meses em barricas de carvalho francês. Vinho absolutamente particular e com características únicas.
Harmonização: Pratos com molhos fortes e picantes, carnes com gosto intenso, cordeiro, caça e queijos com longa maturação.
Decanter: Decantar/Aerar cerca de duas horas para apreciar as melhores características do vinho.
Temperatura de serviço: 16 a 18º C
Uvas: Sangiovese, Primitivo e Rebo.
Teor Alcoólico: 13.5 %
Cor: Rubi com reflexos violáceos.
Aroma: Apresenta aromas intensos de frutas e um sutil toque de especiarias.
Paladar: Na boca é elegante e harmônico, destacando frutas vermelhas, vinho de estrutura média, mas com personalidade, acidez presente e taninos maduros e bem equilibrados.
Informações Gerais: Elaborado com a assemblagem de três uvas italianas, integra a Sangiovese, Primitivo e Rebo. Todas as uvas depois de atingir seu ponto ótimo de maturidade foram fermentadas individualmente, sempre em tanques de inox. Os vinhos foram integrados após a malolática sem nenhuma passagem por carvalho. Resultou num vinho jovem, frutado, fresco, elegante, preservando os aromas e características de cada variedade, tornando-o bastante gastronômico.
Harmonização: Harmoniza com pratos a base de aves, suínos, risotos, massas com molhos suaves.
Temperatura de serviço: 16º a 18º C
Uvas: Montepulciano, Refosco dal Peduncollo Rosso e Aglianico.
Teor Alcoólico: 14.5%
Cor: Rubi.
Aroma: Complexos, revela aromas de ameixa seca, baunilha e frutas vermelhas.
Paladar: Na boca tem muita estrutura, taninos potentes e maduros. Frutas negras, chocolate amargo, baunilha e café. Um vinho pronto para beber, mas com estrutura que possibilita um longo tempo de guarda.
Informações Gerais: A assemblagem harmonizada foi feita após a fermentação malolática de todos os vinhos, buscando muita estrutura, corpo e personalidade forte, maximizando a potencialidade de cada cultivar. Estagiou por 18 meses em barricas de carvalho.
Harmonização: Pratos que utilizam molhos fortes ou picantes, assados com carne gordurosa, outros preparos com funghi e medianamente condimentados e queijos maturados.
Temperatura de serviço: 16 a 18º C
Uvas: Corvina, Rondinella e Molinara.
Em breve infos aqui.
Teor Alcoólico: 16%
Cor: Vermelho rubi intenso.
Aroma: Olfato rico, complexo e persistente. Amplo leque de frutas negras em calda, grande presença de notas de frutas passas (desidratadas), como ameixa e uvas. Delicadas notas balsâmicas e terciárias.
Paladar: Suntuoso e quente, potente e aveludado. Envolvente, grande complexidade e estrutura, com notas de cereja e ameixa em calda, taninos perfeitos e esplendido frescor com um longo e rico final de boca.
Informações Gerais: Elaborado com as uvas e o estilo dos Amarones dela Valpolicella italianos. Após a colheita no ponto ideal de maturação foram dispostas em estrados, em local abrigado e ventilado, onde permaneceram por três meses. Quase passas, foram fermentadas utilizando leveduras especiais, selecionadas. A safra 16, coincidindo com o máximo rigor do frio de São Joaquim, teve uma longa fermentação de 43 dias, necessitando de um aquecimento especial. Estagiou durante 24 meses em barrica de carvalho francês. Um vinho único.
Harmonização: Embora na Itália sugiram alguns pratos intensos para harmonizar, acreditamos que a melhor forma de consumir é como “vinho de meditação”. Decantar cerca de duas horas antes e curtir cada gole. Ter a satisfação e o prazer de desvendar em cada taça a sua evolução, complexidade e personalidade.
Temperatura de serviço: 16 a 18º C
Uvas: Montepulciano e Sangiovese
Teor Alcoólico: 14.4%
Cor: Rubi.
Aroma: Frutas maduras onde se destacam cereja, amora, goiaba, e com delicadas notas mentoladas.
Paladar: Em boca boa estrutura, elegante e com acidez equilibrada, destaca frutas negras, baunilha, chocolate e especiarias com final de boca longo e taninos maduros.
Informações Gerais: O Montepulciano com sua estrutura, potência e corpo, estagiou por oito meses em barricas de carvalho. O Sangiovese, com sua elegância, muita fruta e uma acidez vibrante, sem passagem por barrica, compõem esse blend, cujas uvas podem expressar a sua tipicidade nesse nosso terroir, `Pien di Sàssi` (Cheio de pedras).
Harmonização: Massas, pizzas, lasanhas.
Temperatura de serviço: 16 a 18º C
Uvas: Grechetto e Vermentino produzidas na serra catarinense e Arneis e Pinot Grigio na serra do Sudeste RS.
Método: Charmat Longo - Brut
Teor Alcoólico: 11,6%
Cor: Coloração amarelo palha e perlagem delicada.
Aroma: Destaca aromas florais e cítricos e um leve toque de pão tostado.
Paladar: Acidez viva e equilibrada, boa estrutura e untuosidade devido aos seus 7 meses em contato com as leveduras.
Informações Gerais: Elaborado pelo método Charmat. Permaneceu em autoclave por 7 meses entre a fermentação e o contato com as leveduras.
Harmonização: Pratos leves, frutos do mar ou para acompanhar os bons momentos da vida.
Temperatura de serviço: 4 a 6º C
Uvas: Garganega.
Teor Alcoólico: 13.5 %
Cor: Amarelo dourado.
Aroma: Seus aromas elegantes com notas de pêra, marmelo, cítrico, damasco seco e baunilha.
Paladar: mostra-se cremoso, denso e envolvente, com ótimo corpo e estrutura. Revela notas de frutas secas, amêndoas, especiarias, um toque amanteigado com final longo e marcante.
Informações Gerais: Seu mosto flor foi fermentado em barricas de carvalho novas, onde permaneceu por 8 meses junto as leveduras (sui lieviti), até a realização da fermentação malolática. Seu corpo e estrutura permitem muitas possibilidades gastronômicas Um dos poucos vinhos brancos que possibilitam envelhecimento com harmonia e complexidade.
Harmonização: Peixes e frutos do mar, carnes brancas e massas.
Temperatura de serviço: 12 a 14º C
Uvas: 100% Gewurztraminer
Teor Alcoólico: 13 %
Cor: Coloração amarelo palha com delicados reflexos dourados.
Aroma: Exuberantes, destacam lichia, pétalas de rosas, peras brancas e mel.
Paladar: Em boca é elegante com elevado frescor. Um final longo e frutado encerra com nuances de amêndoas.
Informações Gerais: Elaborado com uvas colhidas no início de março, foi vinificada em pureza em tanques de aço inox, onde estagiou por quatro meses sobre as leveduras finas.
Harmonização: Frutos do mar, peixes de sabor suave, risotos e massas a base de queijos e surpreendente com pratos da culinária oriental.
Temperatura de serviço: 9 a 12º C
Uvas: Vermentino e Verdello
Teor Alcoólico: 13%
Cor: Amarelo palha
Aroma: Especiarias, frutas e amêndoas.
Paladar: Macio, delicado e com acidez elevada.
Informações Gerais: Uva vermentino típica da Ilha de Sardegna e da Ligúria, onde cobre os incríveis penhascos de Cinque Terre que vão até o mar. A uva verdello da região da Úmbria, capital Perúgia, cultivada já pelos romanos ficou muito restrita a região. Seguramente, São Francisco de Assis, o protetor dos animais, deve ter degustado um vinho produzido há séculos em sua região.
Temperatura de serviço: 9º a 12º C
Uvas: Grechetto, Vermentino, Verdello e Gewurztarminer.
Teor Alcoólico: 13 %
Cor: Coloração amarela com reflexos esverdeados.
Aroma: Seus aromas destacam frutas brancas, frutas cítricas e favos de mel.
Paladar: Apresenta acidez viva e equilibrada, com notas de pera, maçã verde e carambola. Um vinho vibrante, cheio de texturas, com mineralidade e frescor.
Informações Gerais: Cada variedade foi vinificada em pureza sempre em tanques de aço inox, com controle de temperatura. O blend buscou harmonizar, integrar e valorizar as características de cada variedade.
Harmonização: Pratos à base de peixes, carnes brancas, risotos e massas com molhos suaves.
Temperatura de serviço: 12° a 14º C
Uvas: Gewurztraminer, Grechetto e Vermentino.
Teor Alcoólico: 13 %
Cor: Coloração âmbar com reflexos dourados.
Aroma: Destaca de forma exuberante, frutas secas, especiarias e ervas finas.
Paladar: Apresenta boa estrutura, potência, taninos finos e acidez equilibrada, destaca notas de especiaria. Um vinho com corpo, mas elegante, com frescor e intenso final de boca.
Informações Gerais: Oro Vecchio é um resgate dos primórdios da vinificação. Foi elaborado com uvas brancas que foram fermentadas com as cascas. A fermentação alcóolica durou 14 dias e o vinho permaneceu por mais 70 dias junto às cascas e leveduras, com “batonagens” semanais e a retirada parcial das sementes. A fermentação e a permanência do vinho com as cascas, permitiu uma extração significativa dos seus aromas, sabores, taninos e uma leve oxidação. Sempre em tanques de aço inox, este estilo de fermentação aportou características muito interessantes, como a coloração âmbar ou laranja e notas de evolução, típicas neste estilo de vinhos.
Harmonização: Peixes e frutos do mar com molhos marcantes, pratos fortes e bastante condimentados, inclusive no estilo da comida indiana e oriental.
Temperatura de serviço: 12º a 14º C
Uvas: Sangiovese
Teor Alcoólico: 12.5 %
Cor: Rosado claro com leve luminosidade.
Aroma: No nariz apresenta-se bastante frutado, onde se destacam cereja e maçã vermelhas.
Paladar: Sua estrutura é leve, mas plena, onde se destacam também frutas vermelhas maduras, taninos elegantes e uma sutil mineralidade. Acidez vibrante, mas equilibrada, que remete ao frescor dos vinhos rosados da Toscana.
Informações Gerais: Colhidas em meados de março, após o desengace, os grãos repousaram por 12 horas antes da prensagem. O mosto flor fermentou durante 10 dias com temperaturas controladas.
Harmonização: Carnes brancas e frutos do mar ou como um elegante aperitivo.
Temperatura de serviço: 12 a 14º C
Uvas: 100% Gewurztraminer
Álcool: 16%
Cor: Dourado intenso.
Aroma: Frutas secas, em especial uva passa, damasco, lichia, mel, baunilha e também pétalas de rosa.
Paladar: Quente e envolvente, destaca frutas em calda, especiarias e damasco desidratado. Aveludado, apresenta um ótimo equilíbrio entre álcool, acidez e a leve doçura que prologa seu delicado final de boca.
Informações gerais: Elaborado com uvas maduras que foram postas em processo de apassimento, durante três meses, onde ficaram praticamente passas. Este método permitiu concentrar ainda mais seus açucares, ácidos e compostos aromáticos. Após a fermentação que durou 25 dias, estagiou por 12 meses em barricas novas de carvalho francês.
Harmonização: Ideal para acompanhar sobremesas e biscoitos elaborados com amêndoas no estilo dos “Cantuccini” italianos.
Temperatura de serviço: 10 a 12º C